Clipe oficial da campanha - imagens geradas por celular e editadas para compartilhamento mobile.
A Campanha
A Campanha de Rossieli Soares à deputado federal foi um projeto de longo prazo. Os trabalhos começaram 6 meses antes do pleito. Para a construção da imagem do candidato durante a campanha foi necessário um trabalho intenso de comunicação utilizando as ferramentas de foto e vídeo.
Depois de 2 anos contribuindo com as redes sociais do candidato, pude também trabalhar na consolidação da imagem dele para a campanha, identificando quais aspectos da linguagem de vídeo deveriam ser mostrados. 
Os pilares da construção do projeto foram: 
1 - agilidade (o material deveria ser entregue em tempo real);
2 - simplicidade (as peças deveriam ter aspecto orgânico e deveriam gerar empatia);
3 - propósito (todo o trabalho deveria refletir as estratégias de comunicação empregadas na campanha). 
Desta maneira, optamos por executar as gravações com equipamento reduzido. Para o vídeo, abdicamos de utilizar câmeras, microfones e iluminação profissional em prol de utilizar o smarthphone. Como, ainda sim, não poderia abrir mão da qualidade (afinal, comunicação precisa evitar os ruídos da mensagem), utilizamos o que há de melhor para este tipo de captação.
No período, os conteúdos de vídeo geraram um resultado de mais de 3,5 milhões de visualizações orgânicas e quase 200 mil interações diretas. ​​​​​​​
Acompanhamos o candidato em centenas de agendas pelo Estado de São Paulo e geramos mais de 1000 horas de material em stories e vídeos publicados em feed. 
Foto: Daniel Guimarães 

Animação do logo utilizada em todos os materiais audiovisuais da campanha

Marcamos os principais eventos da campanha com vídeos alegres e que mostravam adesão popular à candidatura. Este material, além de dar um tom alegre, mostrava uma quantidade significativa de carros voluntários que decidiram demonstrar apoio ao candidato.

Início do período eleitoral com campanha na rua

Vídeo falando sobre o programa Dignidade Íntima, que consiste na distribuição de absorventes nas escolas da rede estadual, executado durante a gestão de Rossieli como Secretário da Educação do Estado de São Paulo. 
A linguagem do vídeo é direta e simples para manter a ideia de organicidade nas redes sociais. 
Vídeo crítico às discussões nos debates sobre o tema educação. A ideia do vídeo era repercutir sobre um tema quente, propor discussões mais técnicas sobre o assunto e gerar engajamento. Neste caso específico, optamos por fazer uma captação horizontal.
Ficha técnica

Chefia de comunicação: Lucia Saito
Coordenação e Redação: Pamela Cadamuro

Videomaker: Felipe Moreira
Fotógrafo: Daniel Guimarães
Imprensa: Renata Santos
Produção: Marcelo Jr. 



Back to Top